Pesquizar

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Criando rostos robôs - Photoshop CS5


Criando rostos robôs - Photoshop CS5

O que vamos fazer agora não é nada extraordinário, mas requer um pouco de paciência e perfeccionismo. Vamos aprender como transformar uma pessoa em uma máquina, como no filme Inteligência Artificial. Hoje vou trabalhar somente o rosto, pois, na minha opinião, é o mais demorado e trabalhoso.
Passo 1: Abra uma foto à sua escolha, lembrando que será mais fácil de trabalhar se a foto tiver uma resolução alta. No meu caso escolhi a foto abaixo:
Passo 2: Crie uma seleção em volta do rosto usando o Laço Poligonal (Polygonal Lasso Tool). Isso será a forma que tomará a abertura da face, e você pode criar a seleção desenhando conforme o seu gosto. Não é necessário utilizar essa ferramenta se você dominar outra, como a Pen Tool, mas o processo é o mesmo.
Passo 3: Após feito isso, salve a seleção criada (menu Select > Save Selection), digite um nome para a seleção, no caso digitei "rosto", e clique em OK.
Passo 4: Aperte Ctrl+J para passar a seleção para sua própria camada. A camada será criada automaticamente acima da camada background, e a foto não será afetada. Após isso, clique na camada criada e, com a ferramenta Move Tool, a arraste para fora.
Passo 5: Note que há algumas partes em que sobram pedaços escuros de cabelo, ou do próprio recorte da foto original.
Remova-os com cuidado, usando a ferramenta Clone Stamp Tool. Como essas partes estão bem próximas da borda da imagem, segure Ctrl e clique sobre a camada atual para criar uma seleção em volta dela. Assim, quando utilizar o Clone Stamp, a imagem não será prejudicada, pois a seleção impede que você pinte fora da borda. Dessa forma, você não terá problemas em retocar ou recortar novamente a imagem. Feito isso, aperte Ctrl+D para desfazer a seleção.
Passo 6: Utilize as ferramentas Dodge Tool e Burn Tool em algumas partes das bordas da imagem, isso dará um leve efeito destacando mais as bordas e tirando um pouco a aparência 2D, evitando uma confusão com a imagem original de fundo. Lembre-se sempre de utilizar os valores baixos e não exagerar nas passadas.
Não deixe as bordas muito escuras, pois isso acaba estragando a imagem e tirando o realismo da foto. Utilize passadas suaves, lembrando de selecionar Midtones no menusuperior Range.
Utilize a ferramenta Burn nas partes inferiores e um pouco da Dodge na parte superior. Se por acaso você acabar deixando alguma área um pouco mais escura, use o Dodge sobre ela. Nesse caso, eu utilizei também a ferramenta Blur e a ferramenta Brush selecionando oaerógrafo com os valores 70% de opacidade e em Flow 25%, e com a cor da pele selecionada apliquei leves passadas em partes do rosto para eliminar algumas imperfeições causadas.
Passo 7: Desabilite a camada atual, e clique na camada background para selecioná-la. Vá novamente ao menu Select, e clique em Load Selection. Na lista, selecione rosto (ou o nome da camada escolhido por você) e clique em Ok para carregar a seleção que fizemos no início. Depois disso, dê um duplo clique sobre a camada background e clique em Ok na janela que aparecer para tranformar a camada background em uma camada comum. Feito isso, aperte Delete para excluir a área selecionada.
Passo 8: Crie uma seleção em volta da borda do rosto para criar a parte interior da borda. Depois disso, selecione um tom de pele mais escuro na foto com o conta gotas, crie uma camada abaixo da foto e aperte Alt+Backspace para preencher a área selecionada.
Passo 9: Com as ferramentas Dodge e Burn, crie efeitos de luminosidade e sombra nas bordas internas.
Passo 10: Abra uma foto de algum hardware, motor ou algo semelhante para simular a parte interna, com fios, engrenagens, partes metálicas, etc. Coloque a foto em uma camada abaixo e gire, mude de tamanho e posicione de acordo com seu gosto. (Ctrl+T)
Passo 11: Habilite novamente a camada do rosto editada e deixe na posição final. Logo depois, faça a mesma coisa do passo 8, criando a seleção e as bordas internas.
Passo 12: Depois de feito isso, clique na camada dos mecanismos e, com a ferramentaBurn, crie uma sombra de acordo com o rosto.
E está feito! Isso pode ser usado com outras partes do corpo também. O processo é o mesmo.