Pesquizar

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Adoção de virtualização


De acordo com recente estudo da Symantec sobre a adoção de virtualização nas pequenas empresas e seu impacto sobre as organizações, a maioria tem forte interesse na tecnologia, mas ainda não encontrou a melhor forma de implementá-la.
Intitulado Small Business Virtualization Poll, o levantamento mostra que 70% das pequenas empresas [definidas como aquelas que contam com um quadro de 5 a 249 empregados] estão considerando a virtualização de servidores. No entanto, apenas 10% realmente concluíram seus projetos de virtualização.
Como esperado, os benefícios financeiros são um importante motor para a decisão de virtualizar, afinal a maioria das empresas querem reduzir o capital e despesas operacionais. Outras vantagens citados incluem capacidade de usar menos servidores para o mesmo número de aplicações e escalabilidade do servidor.
Apesar do interesse, as pequenas encontram dificuldades para sair do campo da discussão e passar para a execução. O grande motivo está relacionado à equipe de TI com pouca ou nenhuma habilidade em virtualização. Quase um terço das empresas de pequeno porte que não têm planos de virtualização citou a falta de experiência como um fator. Dos entrevistados, apenas 10% implementaram servidores virtualizados e estão concentrando esforços em áreas menos críticas.
Na visão de Kevin Rowney, diretor de Marketing de Cloud, Virtualização e Mobilidade da Symantec, muitas das pequenas empresas estão lutando com a decisão de virtualizar. Elas estão preocupadas, especialmente, sobre como a virtualização terá impacto nas ações de backup, desempenho e segurança, e gerenciamento de patches. Outras áreas incluem a arquitetura de sistemas e problemas de design, bem como capacidade de carga de trabalho e questões de planejamento.
Em um esforço para superar a falta de habilidades em casa, mais da metade das organizações está recorrendo ao conhecimento de terceiros para ajudá-los com ensaios de virtualização.
Proteção é vital
A partir de uma perspectiva de controles básicos de gestão de risco, muitas das pequenas empresas que implementaram virtualização estão colocando seus dados em risco ao não tomar medidas básicas para proteger os ambientes virtuais.
Sobre esse tema, a pesquisa aponta que 85% das empresas não têm um processo de backup regular e consistente para os servidores virtualizados, 23% dos entrevistados realizam backups com pouca frequência ou não em todos.
Além disso, aponta a Symantec, 78% não têm software antivírus nos servidores virtuais, 48% não contam com firewall e 74% renunciam à proteção endpoint. Orçamento e questões de pessoal são as razões citadas para impedi-los de tomar essas ações essenciais. Rowney lamenta que as pequenas empresas muitas vezes foquem em oportunidades e esqueçam o controle dos riscos.
Outro indicador mostra que do total dos entrevistados 30% não consideram a virtualização na organização. As principais razões citadas são preocupações de segurança, problemas de confiabilidade e custo.
Para as pequenas que querem, de fato, migrar para um ambiente virtualizado, a Symantec recomenda algumas ações simples para garantir que os dados e sistemas estão devidamente protegidos:
Envolver um consultor de TI qualificado para desenvolver uma estratégia de virtualização; pró-ativamente desenvolver diretrizes e avaliar a proteção da organização de dados e necessidades de segurança; uma vez que a estratégia está no lugar, tente cumpri-la; tome as medidas adequadas para proteger o ambiente virtual, incluindo antivírus, firewall endpoint; certifique-se de estabelecer práticas de segurança como uma camada adicional de proteção; proteja seus dados por meio de uma abordagem simplificada para backup, e implemente uma solução que proteja os ambientes físicos e virtuais; além disso, considere uma solução de desduplicação de dados para economizar espaço e tempo.
A história tende a se repetir quando o assunto é uma nova tecnologia de computação. "A aprovação precoce, muitas vezes, vem antes de tomadas todas as considerações de segurança", afirma Rowney. "A virtualização está transformando a TI. Como resultado, as empresas não estão preparadas. Para evitar projetos desastrosos, um pouco de conhecimento e ajuda de parceiros externos podem fornecer orientações sobre que ameaças de segurança podem surgir para que a história não se repita

Nenhum comentário: