Pesquizar

sábado, 17 de novembro de 2012

Pintando sobre máscara no Photoshop

Veja como extrair, de uma simples textura, um resultado muito interessante usando apenas máscaras e brushes no Photoshop!


Veja como extrair, de uma simples textura, um resultado muito interessante usando apenas máscaras e brushes no Photoshop!

1) Primeiro, escolha uma textura que tenha boa qualidade e resolução. A textura usada neste tutorial pode ser baixada no site Fotolia (Referência: 31258025).



2) Digite uma palavra ou letra com uma fonte estilo Bold ou Black, preenchido com branco.



3) Converta o texto em imagem. Para isso, abra sobre o layer do texto um novo layer transparente e, em seguida, com a tecla Shift apertada, selecione estes dois layers. Pressione então o Command+ E (MAC) / Control+ E (PC) para achatar os layers.



4) Selecione individualmente cada letra e faça uma leve inclinação em cada uma, em sentidos diferentes, para quebrar a estabilidade do grupo.



5) Com a tecla Command (MAC) / Control (PC) pressionada, clique sobre a miniatura das letras no painel layers. Isto ativará uma seleção em volta delas. Com a seleção ativa, oculte ou descarte o layer das letras e use a selecão para criar uma máscara de opacidade sobre a textura de vegetação.



6) Escolha, na imagem da textura, uma folha. Com a ferramenta da caneta, trace um path que contorne a folha.

7) Abra um novo layer transparente e ative a seleção do path no painel Path. Preencha a seleção com preto.



8) Faça uma seleção sobre toda a folha e vá para o menu Edit > Define Brush Preset. Isso irá salvar a  silhueta da folha como um novo pincel na sua biblioteca de brushes.



9) Selecione a ferramenta do pincel, abra a biblioteca de pincéis e o novo pincel criado estará no final da lista de pincéis exibidos na biblioteca .



10) Com o novo pincel selecionado, dê dois cliques na pastinha de pincéis para abrir o painel de configurações. Em Brush Presets, aumente o espaçamento das folhas em Spacing. Em Shade Dynamics use o modo Pen Pressure e arraste o slider Angle Jitter para criar movimentos aleatórios entre as folhas. Em Scatter, crie variações das folhas no sentido vertical.



11) Uma vez configurado o pincel, mude a cor do Foreground para branco, selecione a máscara de transparência no painel Layers e passe o pincel sobre os contornos da letra. Isso irá criar o efeito das folhas, formando palavras de "cerca viva".

12) Para completar, crie um fundo com um gradiente radial de tons verdes. Aplique nas letras uma sombra com o Drop Shadow para dar a sua ilustração um aspecto mais realista.




Nenhum comentário: