Pesquizar

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Correção do balanço de brancos

Correção do balanço de brancos

Você não tem que aturar imagens com coloração esquisita se não quiser. Aprenda a fazer a correção no Photoshop.





As invasões de cor são uma falha indesejada comum em muitas fotos. O efeito é imperceptível ao olho no momento do clique, mas alterações de cor quie causem distração podem arruinar uma boa foto. As invasões são causadas pela entrada de luz externa de coloração diferente numa cena para qual a câmera está calibrada de acordo com a luz principal. As câmeras mais sofisticadas conseguem detectar à perfeição o balanço de brancos, ou então, possibilitam editar o balanço de brancos manualmente. Infelizmente, porém, a maioria das câmeras deixa a imagem com desvio na coloração quando no balanço automático sob certas fontes de luz. O Photoshop é a opção mais precisa para desfazer o efeito no computador.

Remover a invasão não significa só reequilibrar o colorido da imagem, mas também garantir que os brancos da imagem sejam brancos de fato. Nas versões do Photoshop a partir da CS3, há um ajuste automático de remoção de invasões, que corrige esses problemas até certo ponto. Mas o melhor modo ainda é fazer o processo manualmente. Desse modo, você sabe que a imagem foi perfeitamente corrigida.

Um dos jeitos mais precisos de remover invasões no Photoshop é com a ferramenta Color Balance. Ela fica na barra de menus, sob Image>Adjustments>Color Balance, ou então na base da paleta Layers, no menu de camadas de ajuste (Adjustment Layers). A opção de usar a ferramenta como uma camada de ajuste permite reajustá-la a qualquer momento; isso também se aplica ao filtro acima da imagem principal na paleta Layers, de forma que a imagem original nunca é diretamente alterada. Esse procedimento é chamado “edição nãodestrutiva” e é a base de um fluxo de trabalho moderno. Procure em seu acervo pessoal por fotos que precisem de uma mexida nas cores e vamos praticar!

“Uma das técnicas mais precisas para acertar as cores envolve usar a ferramenta Color Balance”


1 Abra a ferramenta

Abra ou uma foto de sua escolha que apresente uma tonalização avermelhada – vale até aquele scan de Kodacolor dos anos 1970 do seu álbum de família. Vá a Image>Adjustments>Color Balance. Vai se abrir uma caixa de diálogo.

2 Aprenda os controles

Há três deslizantes na caixa, que ajudam a reequilibrar as cores. O superior, movido para a esquerda, reforça a cor ciano e reduz a sua complementar vermelha, e vice-versa. O do meio controla o par magenta e verde; o de baixo, o par amarelo e azul.

3 Mais controles

É possível também controlar onde as alterações de cor terão mais impacto: sombras (Shadows), meios-tons (Midtones) ou altas-luzes (Highlights). Mantenha a opção Preserve Luminosity marcada para que a foto mantenha os tons originais da luz.

4 Como usar

Esta ferramenta é muito simples: é só mover os controles para o lado oposto à cor dominante na imagem. Aqui, como temos muito vermelho, afastaremos os deslizantes do vermelho e magenta. Se sua foto tiver uma coloração forte, trabalhe nos três níveis.


Você não tem que aturar imagens com coloração esquisita se não quiser. Aprenda a fazer a correção no Photoshop.



5 Remova uma invasão vermelha

Comece nos meios-tons e afaste os deslizantes dos tons vermelhos. Ao diminuir o vermelho da imagem, mais amarelo aparecerá. Para combater isso, mova o deslizante do amarelo para a direita, esfriando a imagem com mais azul.
 

6 Trabalhe nas sombras

Mude a opção de balanço de tons para Shadows e mova os deslizantes como mostrado na imagem. Preste atenção nas cores: o fundo precisa de um tratamento diferente da pele, por isso observe como os tratamentos diferem.

7 Melhore as luzes

Passe para a opção Highlights e acerte os controles. Não é preciso mover muito, pois estamos apenas clareando a imagem. Removemos o amarelo e o vermelho dos meios-tons e sombras, mas aqui vamos acrescentar um pouquinho de volta.

8 Edição segura

Alterne entre as opções tonais e ajuste qualquer deslizante se achar que muita cor foi adicionada ou perdida. Pode dar OK. As alterações são reeditáveis, porque estão numa camada de ajuste; para editar novamente, duplo-clique no seu ícone em Layers.

9 Acertos finais

Para aperfeiçoar o contraste, clique na camada original da garota na paleta Layers e adicione uma camada de ajuste de Levels. Mova o deslizante branco para dentro para clarear a imagem inteira, “estourando” as altas-luzes. Mais ajustes de cor serão necessários... 

10 Trabalho final nas cores

Selecione canais individuais para clarear no menu no alto da caixa de Levels. Selecione a cor que deseja diminuir/aumentar e mova o deslizante central ligeiramente para a esquerda, repetindo com as demais opções de cor se necessário.

11 Remova uma invasão azul

Esta outra foto apresenta uma coloração azul, que requer uma técnica semelhante, acrescentando-se vermelho. Comece nos meios-tons e afaste os deslizantes de azul e ciano para destacar os detalhes nos prédios e no primeiro plano.

12 Pequenos ajustes

Esta imagem não estava tão ruim nos tons quanto a anterior, por isso são necessários apenas pequenos movimentos dos deslizantes. Passe para os tons de sombra e mova o deslizante de cima em direção ao vermelho, “esquentando” os tons escuros.

13 Azul nas altas-luzes

Fotos feitas sob pleno sol, como esta, normalmente ficam com excesso de azul. A maior parte da coloração azul nesta foto já foi removida. Mas é preciso devolver parte dela à imagem nas altas-luzes, pois o céu e a água ficaram muito neutros. Ao trabalhar em uma imagem com muita água, não neutralize totalmente as cores essenciais.



Depois da correçãoDepois de corrigir as cores, lembre-se de dar uma geral no resto da foto, pois sempre dá para melhorar mais um pouco. Use uma camada de ajuste de níveis (Image>Adjustments>Levels) para dar brilho à imagem e aumentar o contraste, caso necessário. Tente também dar mais nitidez (Filter>Sharpen> Unsharp Mask) à imagem; mesmo quando se usam as melhores câmeras e lentes, a nitidez ainda pode ser enriquecida, especialmente nos retratos.
 



 

Nenhum comentário: