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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como fazer marketing e propaganda na Internet Usando Sites de Busca

Utilizando Sites de Busca
Estatisticamente, de todos os usuários conectados na internet e que usam a internet como ferramenta de trabalho ou lazer, 80% procuram informações em sites de busca. Desta população, mundialmente falando, a maioria das pessoas utiliza o Google para este tipo de busca on-line (veja estatísticas em searchenginewatch.com). Porém, no Brasil, os sites de busca mais utilizados e eficientes são o Cade e Yahoo.com.br.
Para que você seja encontrado na internet, é vital que o seu site esteja divulgado em algum lugar na mídia convencional ou que você esteja listado entre os 30 primeiros resultados de uma palavra-chave em algum site de busca. Para se ter uma idéia do poder de divulgação em um site de busca, os primeiros 10 "links" listados podem ser contemplados (dependendo do conteúdo do site) com um número de mais de 300.000 visitas por dia. Isto significa fazer marketing altamente direcionado, ou seja, você receberá visitas em seu site de pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e estão buscando por ele naquele exato momento.
Ok, mas o que devo fazer para ter a minha página no topo de um site de busca como o Google, Yahoo ou Cade?
Existem várias formas de se utilizar os sites de busca como ferramentas de propaganda na internet. Algumas são pagas, outras, precisam de um bom conhecimento, paciência e disciplina para que saiam gratuitamente no ranking das mais relevantes para alguma palavra chave.
Com relação à maneira mais rápida e eficiente, você pode utilizar o programa de propaganda paga por clique lançado recentemente pelo Google aqui no Brasil, o chamado AdWords. Recentemente, a Overture também lançou no Brasil seu sistema de "pay-per-click". Nestes programa, é possível criar uma campanha que seja encaixada no orçamento da empresa através de um valor pré-estabelecido. O cliente pode selecionar quais palavras-chave deverão mostrar seu anúncio no site de busca e ele então estará posicionado na primeira página destes sites de busca. Ambos são excelentes ferramentas de web-marketing que possibilitam aos seus clientes grandes oportunidades para criação e acompanhamento de propaganda na internet.
Alguns cuidados devem ser tomados para que este tipo de marketing na web não saia mais caro do que o planejado e acabem por não atingirem os objetivos de venda da empresa. É sugerido que empresas iniciantes neste mercado contratem consultores especializados em fazer um Plano de Marketing de acordo com o tamanho e objetivos da empresa. Um bom consultor poderá inclusive dar sugestões de melhorias na página do cliente visando alcançar um ranking melhor nos principais sites de buscas existentes. Neste caso, o custo para manutenção de uma campanha de marketing pode chegar até a zero. Um site bem planejado que tenha sido revisado e produzido em função de alcançar um bom lugar no ranking automático dos sites de busca já conseguiu seu objetivo de atrair milhares de clientes por dia. Veja alguns dados que comprovam isto:
Virtualmente a maioria das pessoas inicia sua navegação na internet através de um dos grandes sites de busca. 1 (um) a cada 28 acessos de páginas na internet são resultado de uma impressão em sites de busca. (Alexa Insider, Junho 1999)
42% das pessoas que compraram no varejo on-line tiveram acesso através de sites de busca. (NFO Online Retail Monitor, October 1999)
Em uma pesquisa com usuários da internet, 9 de cada 10 usuários responderam que os sites de busca é a primeira de suas principais atividades na internet. (Jupiter Research, 1999)
Se você ainda não experimentou o poder que um bom posicionamento em um dos grandes sites de busca pode trazer para a sua empresa, sugiro começar a considerar isto o quanto antes. Esta estratégia de marketing pode ser fundamental para o crescimento da sua empresa assim como o crescimento de seu market-share.
Posicionar um site no topo dos principais sites de busca não é tarefa fácil. Este trabalho requer disciplina, conhecimento e acompanhamento constantes. Porém, os resultados obtidos no momento em que os objetivos da campanha são alcançados podem fazer a diferença no modelo de negócios das emrpresas com um retorno sobre investimento altamente compensador, principalmente para empresas que vendem produtos on-line do tipo B2B (business to business) ou B2C (business to consumer).
Mas será que anúncios na internet podem trazer um retorno em vendas para minha empresa?
A internet est á se tornando a cada dia um veículo de vendas de baixo custo e de alto alcance populacional. Para responder a pergunta acima, observe alguns dados estatísticos abaixo:
·  De acordo com dados da e-Consulting, o índice do varejo on-line (VOL) alcançou o montante de R$ 506,5 milhões no mês de Maio/2004 somente no Brasil. O montante acima equivale à 2,9% do varejo total do país segundo dados do IBGE. Veja mais detalhes através da matéria no site da camara-e.net.
·  Atualmente a população do Brasil é de 174.5 milhões de habitantes, sendo que desta população, aproximadamente 6.0 milhões possuem acesso à internet (fonte: Neilsen NetRatings - dez/2004).
Segundo a Associação Brasileira de e-Business, o volume de transações eletrônicas na internet brasileira totalizou R$ 139,5 bilhões no ano de 2004. Veja a matéria completa clicando aqui.
Nesta crescente onda da internet, cada dia mais, quem não for eficiente em posicionar-se com uma boa campanha de marketing na web estará fadado à fracassar em um mercado altamente lucrativo e promissor. Neste contexto, empresas de consultoria especializadas em posicionar a sua empresa no topo dos sites de busca (search engines positioning) podem ajudá-lo a fazer bons negócios e atrair um número infindável de clientes para sua empresa.
A Propaganda é a alma do Negócio! E a propaganda na internet veio para ficar e dominar entre todas as mídias!
Para quem está interessado em conhecer os caminhos de fazer mais negócios e aumentar suas vendas utilizando a internet como veículo de comunicação e marketing, o caminho das pedras começa com uma boa "propaganda virtual" ou "propaganda na web".
Os sites de busca mais famosos possuem programas de anuncios que colocam o seu site no topo do ranking para as palavras chaves relevantes ao seu negócio. Estas campanhas de marketing são feitas através de "banners" nos sites de busca mais conhecidos pagos por número de cliques (Pay Per Click Campaigns). O Google possui o programa chamado AdWords, que possibilita aos seus associados uma visibilidade estratégica no Google e sites de busca associados. Para conhecer mais sobre o programa AdWords clique aqui. Geralmente um click custa em torno de R$ 0,20 a R$ 2,00, dependendo do tipo de campanha e empresa contratada. Visando alcançar um retorno positivo comparado ao investimento, todo o site da empresa deve ser revisado em função de atrair e conquistar seus consumidores e evitar curiosos. Uma boa campanha de marketing neste segmento deve abranger não somente a atração dos usuários para o site da empresa, mas também deve focar os esforços em consumar o ato da compra através da navegação pelo site.
Uma empresa que utiliza a internet para fazer negócios pode economizar, e muito, em infraestrutura física e recursos com pessoal de vendas. Esta economia pode ser utilizada para um investimento em propaganda e marketing na internet com um retorno bem mais compensador. Muitas empresas estão migrando hoje para fazerem negócios através da internet ao invés de abrirem suas portas em lojas de "tijolo e cimento" (bricks and mortar). O mix de marketing que bem combinados produzem uma empresa de sucesso compõem os seguintes elementos: produto, preço, promoção e ponto. Com o advento do e-commerce, os elementos de promoção e ponto se tornam consideravelmente mais baratos e flexíveis, tornando assim as empresas da economia digital muito mais poderosas em questões de vendas e divulgação da marca e seus produtos.
Fazer uma propaganda na internet visando aumentar a quantidade de acessos ao seu site é uma tarefa que requer cuidados especiais. Primeiramente, não basta conhecer a ferramenta de anúncios somente, é necessário um bom acompanhamento através de estatísticas do site para descobrir quem são seus potenciais clientes e quem está mais interessado em seu negócio. Para que os empresários estejam tranquilos com relação ao melhor retorno sobre investimento em propaganda e marketing e possam usufruir de um bom aumento nas vendas e nos lucros, um conselho que damos é o de contratar uma consultoria especializada em mídia digital e propaganda na internet. Assim como consultorias e acessorias de imprensa, estas empresas conhecem bem o mercado digital e são excelente parceiros para criar atrativos de vendas na era da economia digital e do conhecimento.
É importante ressaltar que não só conhecimentos de marketing são requeridos neste mercado, mas também conhecimento de TI (Tecnologia da Informação) ou IT (Information Technology).
Se você já está convencido de que a internet é um bom negócio para aumento de receita e vendas, procure hoje mesmo uma boa consultoria no mercado que promova sua empresa em parceria com você.

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